Livro - Irmão Negro
Autor - Walcyr Carrasco
Editora – Moderna

O livro conta uma história que os brasileiros devem aprender. Nós não podemos ser racistas. Não importa o que é por fora, o que importa é o que é por dentro.
Esse livro parece um manual, pois ensina que o amor é mais forte que tudo nesse mundo, que somos todos irmãos, um depende do outro, não importa a cor que seja, devemos amar ao próximo.
Leia-o e descubra outras mensagens.
Yasmine Wicks Cabús David
5ª I

Leo, filho único, sempre sonhou em ter irmãos. Um dia, sua mãe recebeu uma carta contando que a irmã dela, que tinha fugido há muitos anos com o namorado, faleceu e deixou um filho chamado Sérgio, que estava abandonado nas ruas de Salvador.
A mãe de Leo, muito apavorada, viaja para Salvador e traz o sobrinho para viver com a família como irmão de Leo, seu filho. Porém, Sérgio era negro e, com isso, a convivência se torna difícil. O menino é muito calado, comilão e assustado é também discriminado pelos amigos de Leo na escola, na festa e na rua. Mas, Leo enfrenta tudo e todos para proteger o irmão.
Um dia, Leo descobre o motivo que traumatizou Sérgio e conta tudo a seus pais: ele tinha presenciado um massacre de crianças em Salvador. A família fica comovida e leva o caso à polícia.
Depois disso, apareceu o pai de Sérgio que morava fora do país. Ele mostra-se muito preocupado com o filho e resolve levá-lo com ele para morar em outro país. Leo fica muito triste, mas percebe que será melhor para Sérgio ficar ao lado do pai.
Quer saber o que acontece em seguida? Leia esse livro na íntegra.
Matheus Mesquita
5º J


Livro: Peter Pan
Autor: James Matthew Barbie
Editora: Salamandra

Adorei o livro “Peter Pan”. Ele conta a história original desse conto de fada, com a tradução de Ana Maria Machado. Acho que esse livro não deve ser lido só por crianças. Até os adultos se encantariam com essa maravilhosa história de aventura e viajariam na Terra do Nunca com Peter Pan, Wendy, João, Miguel e os Meninos Perdidos. Viaje nessa leitura!
Anna Luíza Lemos
5ª G



Livro: Por uma semente de paz
Autor: Ganymedes José
Editora do Brasil

Leiam o livro “Por uma semente de paz” este livro tem emocionantes aventuras da jovem professora Liene. Ela é uma professora cheia de idéias e ideais e enfrenta seus mais profundos obstáculos ao ter de mudar de escola e ir para um lugar cheio de problemas reais como a gravidez da aluna Simone, o uso de drogas e a tão comum falta de interesse dos alunos...
Como e o que fazer para reverter esse quadro dramático? Isto é o que Liene se prontificará a descobrir. Leia o livro e saiba o que aconteceu.
Gabriella Menezes
5ª J

Livro: Um sinal de esperança
Autor: Giselda Laporta Nicoleles
Editora: Moderna

A professora Amanda, que ensina português na 5ª J do CAV, criou uma biblioteca de classe que é um sucesso. Um dos livros mais procurados é “Um sinal de esperança”, que conta a história de Oldemar, um menino pobre, que tem 12 anos e mora na favela. Esse menino é criado pela avó Rosa e resiste ao trabalho com o tráfico de drogas. Ele enfrenta o medo, a pressão dos traficantes e, com a ajuda de sua avó, que acha que ele tem uma missão a cumprir de ser o novo Zumbi, segue sua vida com honestidade e confiante num futuro melhor.
Quer saber mais? Leia o livro e descobrirá.
Matheus Mesquita
5ª J



Livro: O empinador de estrelas
Autor: Lourenço Diaféria
Editora: Moderna

O empinador de estrelas

Um menino sorridente,
Que de repente.
Soube que seu pai,
Ficou doente.
Com esperança,
Resolveu lhe mandar,
Uma lembrança.
Certo dia, o pai voltou.
E o menino,
Com muitas saudades,
O abraçou.
Pensativo
Não tendo com quem se abrir,
Resolver agir,
Fez uma pipa,
Em forma de estrela.
E a soltou,
Pelo lindo céu azul.
Em plena ventaria,
Cheio de alegria.
Foi assim,
Que se tornou.
O empinador de estrelas!
Evelyn Sena Bueno
5ª J